A Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade de Boa Esperança – COOPBOA, é uma cooperativa legalmente constituída por agricultores e agricultoras familiares, extrativistas e quilombolas distribuídos em 19 (Dezenove) comunidades do município de Santarém – Pará. A composição do quadro social é composto de 70% populações quilombolas, sendo a maioria mulheres.
As motivações para fundação da Coopboa estão relacionadas a necessidade em melhorar a qualidade de vida das famílias, por meio da organização da cadeia produtiva dos derivados da mandioca, principal fonte de subsistência e comercialização das famílias da comunidade Boa Esperança e entorno.
A partir da constituição da cooperativa, os cooperados foram se organizando, refletindo sobre as possibilidades de dinamização e ampliação das áreas produtivas e do quadro social diversificando a oferta de produtos da agricultura familiar para comercialização coletiva.
Atualmente e gradualmente a cooperativa vem melhorando os meios de produção e processamento para o mercado dos subprodutos derivados da mandioca e hortifruti.
A Coopboa participa dos mercados institucionais, dentre os quais o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além do 8º Batalhão de Engenharia e Construção e Instituto Tecnológico do Estado do Pará , sendo fornecedora de insumos também parapequenos pontos comerciais do município de Santarém.
Conheça Nosso PortifólioPrestar serviços, com base na participação coletiva, visando o desenvolvimento socioeconômico e cultural e qualidade de vida de seus cooperados;
Promover com recursos próprios ou convênios, a capacitação cooperativista e profissional do seu quadro social, funcional, técnico, executivo e diretivo da Cooperativa;
Prestar outros serviços relacionados com a atividade econômica da Cooperativa e/ou seus cooperados;
Trabalhar para o desenvolvimento sustentável da sua comunidade, mediante políticas aprovadas pelos seus membros;
Desenvolver economicamente as atividades: produção de frutas; horticultura; produção com derivados da mandioca, piscicultura, aquicultura; aves; extrativismo sustentável e apicultura.
A Coopboa vem atuando para o desenvolvimento das tecnologias de produção e aumento das áreas produtivas de seus cooperados, com aprimoramento das capacidades, estimulando e proporcionado um ambiente de cooperação e ajuda mútua, baseada na confiança uns aos outros para o alcance dos objetivos.
Dentre as capacitações destacam-se cursos de manipulação de alimentos; gestão empresarial e financeira;
Atualmente a cooperativa está estruturada atendendo os padrões de tecnologia de produção, industrialização da mandioca e comercialização dos produtos. Além da mandiocultura, a Coopboa também tem fomentado a fruticultura e o plantio de hortaliças.
A Coopboa participa em mercados institucionais em iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), atendendo também o 8º Batalhão de Engenharia e Construção.
A fertilidade dos solos é umas principais características das comunidades do arco de abrangência da Coopboa e um fator natural que favorece para o desenvolvimento da agricultura familiar. A diversificação das culturas, fortalece a produtividade, sendo a mandioca para produção de farinha e outros derivados o carro-chefe, seguida do hortifruti com destaques para folhosas e as culturas perenes em sistemas de terreiros, com destaque para o cupuaçu, manga e acerola.
Os tratos culturais praticados pelas famílias vão desde adubação caseira, a fertilizantes naturais para combater pragas e doenças, o que garante um alimento mais saudável e livre de agrotóxico.